READING

Vi por aí #182 – Jogos para tratamentos de s...

Vi por aí #182 – Jogos para tratamentos de saúde em crianças

Jordi é uma criança que sofre de Fibrose Cística, uma doença genética respiratória e que pode ser fatal. Cerca de 30 mil pessoas, só nos Estados Unidos, sofrem com essa doença e, no Brasil, ela atinge em média 2 mil pessoas. Porém, graças a evolução dos tratamentos, baseado em exercícios de respiração, essa doença pode ser facilmente superada.

Por ver Jordi enfrentar dificuldades e não conseguir se concentrar totalmente no seu tratamento, seu pai, Dieter Kirsch, desenvolveu um sistema que interligava o nebulizador do seu filho a um jogo. Nele era preciso controlar a altura de um balão de ar quente utilizando a respiração. Dia após dia, Jordi passou a ficar mais focado nos exercícios, aumentando assim suas chances de cura.

3043606-inline-i-1-using-gamification-to-treat-cystic-fibrosis-in-children

Vendo todo o sucesso de sua invenção, Kirsch não parou por ai e também desenvolveu um novo game. Jordi dessa vez precisava controlar um astronauta, que tinha a função de pegar alguns itens que estavam voando, também pelo controle de sua respiração. Kirsch está bem interessado em levar seu invento para o mundo com o nome de “Respirador de Jordi” (Jordi’s Stick), afim de ajudar outras crianças e pessoas com o mesmo problema.

“Fazer com que crianças façam o que é necessário para o tratamento, especialmente quando são muito novas, é muito difícil”, disse Kenneth Paulus da Edison Nation Medical, uma empresa de inovação com foco em cuidados na saúde, que está auxiliando a trazer a ideia de Kirsch ao mercado. “Esses tratamentos são bastante desafiadores até para adultos. Até alguns anos atrás, um diagnóstico de Fibrose Cística era o mesma coisa que uma sentença de morte para uma criança. Então, é de suma importância que esse projeto de tratamento respiratório alcance mais pessoas, para todas receberem um tratamento mais eficaz”.

Apesar de Kirsch não ter uma formação na área de Saúde, isso não o impediu de procurar uma solução que ajudasse no tratamento do seu filho, ele simplesmente foi lá e fez. Agora, além de proporcionar uma solução bastante efetiva, ele vai poder ajudar outras crianças com o mesmo problema muito em breve. E mais: o Respirador de Jordi, é uma espécie de ADD-on para qualquer nebulizador.

3043606-inline-i-2-using-gamification-to-treat-cystic-fibrosis-in-children

Todo o sistema consiste em um sensor que é ligado à peça bucal e a câmara de ar, que mede a pressão do tubo do nebulizador. Esse sensor fica conectado a uma entrada USB ligada a um computador, que traduz essas informações da câmara para o game. O timing da respiração, juntamente com a pressão na câmara, podem ser ajustados de acordo com a terapia do paciente.

Segue um vídeo, em alemão, que pode te ajudar a compreender bem o funcionamento do game com esse sistema.

É realmente fantástico como a tecnologia, a inovação e os jogos continuam a trazer soluções simples, relativamente econômicas e com um potencial de ajudar milhares de pessoas necessitadas. Difícil não amar a humanidade quando vemos essas coisas.

Para mais informações, ou se tiver interesse pelo produto, a MVP Medical na Alemanha pode lhe ser útil: Jordi’s Stick


Post escrito por mais de um colunista, um parceiro convidado, ou um artigo enviado por um de nossos leitores. Para colaborar conosco, ou sugerir alguma pauta, basta enviar um e-mail para contato@mz.rec.br.

RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES