READING

Vi por aí #159 – HQ de bamba: O universo de Adonir...

Vi por aí #159 – HQ de bamba: O universo de Adoniran em quadrinhos

Apesar do mercado editorial de quadrinhos no Brasil ainda ser fortemente dominado por ‘super-heróis’ estrangeiros, há cada vez mais interesse por parte de produtores nacionais do gênero em arraigar seus trabalhos a enredos tipicamente brasileiros. No último dia 19 de julho, o selo independente Dead Hamster deu mais um passo nesse sentido, ao lançar uma obra em homenagem a um dos maiores sambistas de todos os tempos: Adoniran Barbosa.

Com roteiro do famoso quadrinista Roger Cruz – mais lembrado pelas suas inúmeras colaborações para a Marvel Comics –, e concepção gráfica do ilustrador e professor de pintura Davi Calil, a HQ Quaisqualigundum apresenta quatro histórias inspiradas nas canções “Samba do Arnesto”, “Apaga o Fogo Mané”, “Samba do Bixiga”, além do clássico “Saudosa Maloca” – todas compostas pelo célebre cantor e compositor paulistano falecido em 1982.

2 - capa HQ

Ambientado em locais como o Brás e o Bixiga, bairros bastante frequentados por Adoniran em vida e citados em muitas de suas músicas, personagens como Arnesto, Mané, Inês, Mato Grosso e Joca são protagonistas de tramas desenhadas dentro do mesmo universo musical-figurativo dos sambas criados por Adoniran entre as décadas de 50 e 70. Apesar disso, a intenção de Roger Cruz ao escrever as narrativas foi deixar o gibi o mais atemporal possível.

3 - Maloca

4 - Briga

5 - Mané

Jogo

Com um total de 100 páginas, 75 delas são de quadrinhos criados por Davi Calil utilizando a tradicional técnica de pintura em aquarela e guache. Uma opção do artista, em contraponto ao modo predominante hoje em dia de se colorir digitalmente as ilustrações. O prefácio foi escrito pelo jornalista e editor Sidney Gusman e as orelhas do livro pelo rapper Emicida.

Adoniran

A HQ Quaisqualigundum tem incentivo do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e pode ser encontrada em algumas livrarias especializadas, ou diretamente no site Ugra Press, pelo preço de R$ 45,00.

Ouça “Apaga o Fogo Mané”, de Adoniran Barbosa:

[youtube]http://youtu.be/z_Gp_3YbcDU[/youtube]


Post escrito por mais de um colunista, um parceiro convidado, ou um artigo enviado por um de nossos leitores. Para colaborar conosco, ou sugerir alguma pauta, basta enviar um e-mail para contato@mz.rec.br.

RELATED POST

  1. Thiago Pedrosa

    30 julho

    Fuderoso!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES