A influência das Redes Sociais

Ultimamente, para todos os lados que olhamos, nos deparamos com pessoas conectadas em suas redes sociais pelos seus celulares. Isso é amplamente confirmado quando caímos em campo e entramos em qualquer transporte coletivo. Onde antigamente encontrávamos pessoas lendo algum jornal, livro ou revista, hoje mais de 70% das pessoas estão ao celular fazendo qualquer coisa.

Justamente por isso, podemos sim afirmar que as redes sociais influenciam a vida das pessoas, sem exageros. Elas já determinam a forma das pessoas se vestirem, os lugares que frequentam e principalmente, despertam o desejo de consumir determinado produto ou serviço.

shutterstock_118347970

Um grande exemplo disso é o Facebook, que por meio das coisas que você posta/interage , te mostra anúncios de várias coisas que podem ser de seu interesse. Basta uma visita rápida ao Google para pesquisar por algum serviço/produto, que voltando pro Facebook, o anúncio já está lá… esperando por você. Os grupos que você participa no WhatsApp, os perfis que você segue no Instagram e no Twitter, também mostram muito das suas preferências e da sua personalidade.

Em meio ao volume grande de informações que temos hoje, traçar uma estratégia eficaz para atingir o público certo é um grande desafio para a publicidade. O consumidor atual é muito diferente do da década de 50, onde as fontes de informações disponíveis eram muito limitadas. Ele se tornou um ser complexo, que tem a capacidade de consumir inúmeros produtos diferentes ao mesmo tempo. Desprezar a existência das redes sociais, no momento do planejamento de uma campanha publicitária, pode ser um erro fatal para qualquer marca.

Twin Design / Shutterstock.com

Twin Design / Shutterstock.com

Essa influência na vida das pessoas pode vir de dois fatores: o primeiro, já mencionado, são os perfis que o usuário das redes seguem. O segundo, são os seus ciclos de amizade, pois como todos nós sabemos, o ser humano é uma espécie que gosta de viver em bando e os seus hábitos são reflexos das atitudes das pessoas com quem eles convivem. Com as redes sociais, o número de pessoas que convivemos diariamente, mesmo que virtualmente, aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Antigamente tínhamos os amigos da escola, os amigos do trabalho, hoje além desses, temos: os amigos do Facebook, dos grupos do WhatsApp, etc. O número de pessoas que “conhecemos” dobrou ou até triplicou nos últimos anos.

Por esses motivos, pela essência humana de gostar de trocar experiências com os seus semelhantes e pela vasta oferta de informações que temos hoje, podemos dizer que as Redes Sociais influenciam sim e muito a vida das pessoas. Entretanto, o uso dessas informações e a forma de como você se utiliza dela só cabe a você decidir. E ai, você está utilizando de forma apropriada às informações que vem das Redes Sociais? #ParaRefletir

Imagens do post: ShutterStock.com


Post escrito por mais de um colunista, um parceiro convidado, ou um artigo enviado por um de nossos leitores. Para colaborar conosco, ou sugerir alguma pauta, basta enviar um e-mail para contato@mz.rec.br.

RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES