READING

Sua ideia vale bem menos do que você imagina

Sua ideia vale bem menos do que você imagina

Qual o segredo do sucesso de uma ideia? Não se apegue as suas ideias só porque você acredita que são geniais, pois o mais provável é que ela seja um fracasso ao chegar no mercado.  É possível saber se vai ser um sucesso? Não.

Saiba que todas as suas ideias são apenas hipóteses, nada mais que isso. A única forma de saber se ela é boa ou não, é experimentá-la no mercado, simples assim. Existe ainda em nossa sociedade uma cultura de preciosismo das ideias, quando na verdade deveríamos ter uma cultura de experimentação. Testar, acertar, errar e aprender com a experiência vivenciada. Nada de se apegar as ideias, ela não é o seu filho, nem a sua família.

shutterstock_221929684

Shutterstock.com.br

Como chegar na ideia certa?  A resposta é: experimente-a no mercado. Com a prática ela vai sendo ajustada, mantém-se uma coisa aqui, tira-se outra coisa ali, e a cada ciclo você estará mais perto de chegar realmente numa boa ideia.

A pessoa que inventou a lâmpada incandescente, por exemplo, era um gênio, certo? Errado. Se ele fosse um gênio, ele teria tido apenas uma ideia e ela teria sido um sucesso. Acontece que Thomas Edison experimentou mais de 10 mil diferentes ideias até chegar na lâmpada incandescente. Genialidade? Não. Muito trabalho e persistência, nas próprias palavras de Edison: “Gênio é 1% inspiração e 99% transpiração”.

shutterstock_221929702

Shutterstock.com.br

Essa característica de experimentar novas ideias é bem comum em diversas empresas, principalmente nas de tecnologia, mas hoje em dia já encontramos esse comportamento em todo tipo de empresa. Pois bem, você sabe qual a abordagem que as empresas de sucesso, como a Apple e o Google utilizam para inovar e experimentar novas ideias? Elas usam a abordagem chamada de Design Thinking. Essa metodologia já é ensinada fortemente nas grandes universidades do mundo e é um dos MBA’s mais procurados em Stanford, pois ela permite que você tenha um modelo mental para inovar em qualquer área de atuação.

Uma das empresas pioneiras e especialistas no uso da abordagem do Design Thinking chama-se Design Thinkers Group, empresa criada em 2007, presente em 12 países, e com escritório no Brasil desde 2012. O grupo apoia uma iniciativa que irá acontecer nos dias 01 e 02 de novembro, no Impact Hub São Paulo, chamada de Design Thinking Weekend, um workshop para as pessoas aprenderem de forma prática as aplicações dessa nova abordagem utilizada para inovar em todo tipo de serviços, produtos e negócios. Fica a dica!

Fotos: ShutterStock.com


Post escrito por mais de um colunista, um parceiro convidado, ou um artigo enviado por um de nossos leitores. Para colaborar conosco, ou sugerir alguma pauta, basta enviar um e-mail para contato@mz.rec.br.

RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES