Design Livre

Falaremos hoje de um assunto pouco discutido, mas que pode ser bastante interessante. Descobri o Design Livre a partir de uma mesa redonda recente na faculdade.

Existe um livro  escrito colaborativamente (com as práticas do Design livre) através do Instituto Faber Ludens, que é uma ONG que busca promover o desenvolvimento do Design e da Tecnologia no Brasil através da integração entre mercado e academia, segundo a definição exposta no site deles.

“Quando falamos de design livre, queremos dizer que este design é possível de ser feito por qualquer pessoa.”

Quando se fala em design livre, a partir da ótica dada pela definição mostrada no livro, acredito que a parte mais delicada e o que todo mundo provavelmente pensa é na desvalorização do profissional de Design.

No entanto, o grade lance não é esse, de que o garotinho de 13 anos ou o marceneiro podem ser designers. A questão é que essas pessoas – interpretadas como usuários – podem dar continuidade em um projeto de design. O design livre quebra barreiras, quebra paradigmas e egoísmo. Design livre é design sem segredos industriais. Um iFixit do design. Creio que uma palavra chave no Design Livre, seja Permissão.

Capturar2

O design livre se mostra mais para o lado de uma filosofia “faça você mesmo” e visa uma melhor interação do grupo formado pelo usuário, produto e empresa.

“Design para todos. Design por todos. Todos os tipos de pessoas e de designs, livres.”

Acredito que para uma compreensão mais clara do assunto, a melhor coisa a se fazer é ler o livro que é gratuito e está disponível para download em vários formatos, inclusive abertos (isso é design livre).

Capturar

Qual sua opinião diante do tema? Concorda? Não acredita na ideia

Deixe seu comentário! Até a próxima!


Post escrito por mais de um colunista, um parceiro convidado, ou um artigo enviado por um de nossos leitores. Para colaborar conosco, ou sugerir alguma pauta, basta enviar um e-mail para contato@mz.rec.br.

RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES