Coleção Manual do Freela

Na faculdade, meus professores geralmente indicavam livros sobre diversos assuntos: tipografia, metodologia projetual, produção gráfica, cinema, usabilidade e muitos outros.

Todos os livros que pude adquirir, foram essenciais (e continuam sendo) para meu crescimento como estudante e profissional, pois muitas vezes uma aula não era suficiente para cobrir todo um conteúdo. Os livros complementavam cada matéria.

Após formado, percebi que, embora compreendesse sobre os princípios do design e outros assuntos pertinentes a área, não sabia como iria cobrar por um serviço de design e como me promover comercialmente. Dessas duas interrogações que surgiram na minha cabeça, vieram muitas outras e a partir daí decidi procurar as respostas. E encontrei: Coleção Manual do freela.

A Coleção Manual do freela, publicada pela editora 2AB é composta por três livros: Quanto custa meu design? e Design mundo cão,  de André Beltrão  e Vende-se design, de Bruno Porto. Cada livro tem um propósito em particular, seja ensinar a gerir suas despesas como profissional autônomo, dicas de autopromoção e quais erros não cometer (ou minimizar) durante carreira.

Conheça abaixo um pouco sobre cada um.

 

Quanto custa meu design?
Gestão financeira para freelancers.

WebDesigner

Como saber se estou lucrando ou no prejuízo? Posso pegar toda a grana que recebi por aquele job e comprar um novo computador? Essas e outras dúvidas André Beltrão vai respondendo ao decorrer do livro, utilizando conceitos de finanças e com situações que ele mesmo vivenciou durante a carreira. Aprenda o que é uma atividade comercial, como agregar valor ao seu trabalho, como elaborar uma proposta de serviços e negociar o preço do seu projeto com o cliente. No livro você também vai aprender a construir sua planilha de orçamentos, calculando seus custos de produção e sua hora de trabalho. Todo esse conteúdo e passado sem rodeios, possibilitando que você possa aplicar de forma prática, cada dica apresentada no livro.

Autor: André Beltrão
Formato: 14×21
Páginas: 144
Ano de publicação: 2010 (4ª tiragem em 2013)

Vende-se design.
Autopromoção e portfólio para profissionais criativos.

Capa_Vendese_Design

Nesse livro, o designer e professor Bruno Porto, agregou às suas experiências, diversos depoimentos de  renomados designers brasileiros como, Luli Radfahrer e Gilberto Strunck e de outros profissionais do exterior, com o objetivo de guiar profissionais criativos a construir uma boa imagem profissional no mercado de trabalho. Saiba como organizar e apresentar um bom portfólio de acordo com o seu objetivo profissional, a importância de um cartão de visitas, quais informações citar no currículo e como manter uma boa reputação no mercado. Cada capítulo trás informações valiosas, que com certeza irão te ajudar a se estabelecer profissionalmente. Lembrando que o livro não é apenas focado nos designers, mas também para fotógrafos, ilustradores, publicitários e demais profissionais criativos.

Autor: Bruno Porto
Formato: 14x21cm
Páginas: 160
Ano de Publicação: 2011 (1ª edição)

Design mundo cão.
As maiores roubadas e propostas mais indecentes de um mundo sem noção!

Design mundo cão

Li o livro todo no mesmo dia que o carteiro entregou. Incrível como você pode rir, chorar e aprender com os erros dos outros. André Beltrão organizou diversos depoimentos de designers brasileiros que participaram de um Concurso Cultural promovido pela Editora 2AB em 2012, onde eles descreviam as situações mais bizarras e frustrantes da vida profissional. Tem de tudo: desde cliente querendo pagar o trabalho em tênis, ao invés de dinheiro a designer perdendo o primeiro cliente porque esqueceu o material da empresa no ônibus. Vale muito a pena a leitura. Além das risadas que são garantidas, com certeza você vai aprender a fugir de certas enrascadas tão presentes na carreira de freelancer.

Formato: 14×21
Páginas: 104
Ano de publicação: 2012
Autor: André Beltrão

Gostou das dicas? Comente a baixo quais outros livros que você acha interessante.


Post escrito por mais de um colunista, um parceiro convidado, ou um artigo enviado por um de nossos leitores. Para colaborar conosco, ou sugerir alguma pauta, basta enviar um e-mail para contato@mz.rec.br.

RELATED POST

  1. Vítor Moreira Barreto

    25 junho

    Oi Luiz, adorei o post, obrigado! Vou retuitar pela 2AB ;-)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSTAGRAM
ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES